A GRACIE BARRA

MESTRE FUNDADOR

Carlos Gracie Jr. nasceu no dia 17 de janeiro de 1956, e cresceu sob forte influência de sua família de lutadores. Em sincronia com a filosofia de vida e os ensinamentos de seu pai, Carlos Gracie Sr, Carlinhos – como é chamado pelos amigos e parentes – observava e aprendia com algumas das figuras mais influentes da família Gracie em todos os tempos: Carlos Gracie, Helio Gracie e o seu irmão Rolls Gracie.

 

Os anos mais significativos de sua infância e adolescência foram vividos nas serras do Rio de Janeiro, na lendária casa de Teresópolis – um rancho com dezenas de quartos onde os filhos de Carlos Gracie e Helio Gracie viveram e treinaram juntos por anos e anos.

 

Foi lá que Carlos Gracie Jr. aprendeu a viver numa comunidade onde todos precisavam conviver, dividir as coisas e aprender uns com os outros, uma dinâmica de vida que tornou-se um ideal para ele. Em muitas formas, Mestre Carlos Gracie Jr. parece replicar essa ideia de comunidade em larga escala hoje em dia na Gracie Barra. Aquele ambiente e a filosofia vinda dali forjou sua personalidade e, para muitos, foi um dos ingredientes que o levou a ter tamanho sucesso em diferentes campos profissionais.

carlos_gracie-620x960.jpg
gb-antiga.jpg

1986

FUNDAÇÃO

GRACIE BARRA

Após muitos anos como professor na escola, do Centro, que foi de seu pai Carlos e o do seu tio Hélio, e também, posteriormente, na escola do seu irmão Rolls. Mestre Carlinhos queria ir em busca do sonho de ter sua própria escola. E foi no bairro da Barra da Tijuca que resolveu ter a sua primeira escola. Mas foi só em 1986 que a Gracie Barra foi oficialmente fundada – no mesmo prédio em que está até hoje.

 

Durante os anos 80 e 90, as principais escolas de Jiu-Jitsu tinham um foco muito grande em campeonatos e a escola de Carlson Gracie, com desempenho muito bom, vencia a maioria das competições.

 

Animado com a fundação de uma escola à altura do legado de seu irmão Rolls, o Mestre Carlos Gracie Jr. aceitou o desafio de formar uma equipe de jovens lutadores de Jiu-Jitsu que, aos poucos, tomaria a hegemonia da escola de Carlson e dominaria o cenário competitivo a partir dos anos 90.

 

Ele realizou essa façanha sem nunca perder de vista sua filosofia pessoal, desenvolvida a partir dos ensinamentos de seu pai. Ele via o Jiu-Jitsu como forma de ajuda a qualquer pessoa que estivesse em busca de atingir seu potencial. Ele acreditava numa maneira de ensinar em que tanto os mais talentosos quanto os mais dedicados acabavam naturalmente se tornando grandes atletas. E isso, de fato, funcionava.

 

A Gracie Barra produziu alguns dos campeões de Jiu-Jitsu mais técnicos e difíceis de serem batidos e muita gente, das mais diversas áreas, idades e formações, encontrou ali um ambiente favorável ao aprendizado de técnicas de Jiu-Jitsu excepcionais. Além disso, os ideais do Mestre Carlos Gracie Jr. estimulavam essas pessoas a ter uma vida saudável, uma boa dieta e a fazer grandes amizades.

DE APENAS UMA PARA 500 ESCOLAS

Em 1986, Carlos Gracie Jr. fundou a primeira escola Gracie Barra, na Barra da Tijuca, bairro nobre do Rio de Janeiro. Daquela locação ele criou a maior e mais expansiva organização de Jiu-Jitsu brasileiro que existe, com escritórios nos EUA, Austrália e Europa. A GB hoje conta com mais de 500 escolas espalhadas pelo globo terrestre.

 

Em 2005, foi fundado o quartel-general da GB nos EUA, em Irvine, Califórnia. Mestre Carlos Gracie Jr. criou uma estrutura capaz de expandir o Jiu-Jitsu da Gracie Barra sem negligenciar a qualidade de ensino e o desenvolvimento dos alunos, instrutores e professores. O objetivo maior das escolas é ajudar suas comunidades oferecendo o Jiu-Jitsu como ferramenta de aperfeiçoamento pessoal. A meta da Gracie Barra hoje é estabelecer uma escola de Jiu-Jitsu em todas as cidades do planeta.

 

A reputação da GB só faz crescer, e Mestre Carlos Gracie Jr. tem criado oportunidades para centenas de professores e instrutores espalhados pelo mundo. Em 2006, fundou a GB Wear, para suprir a necessidade de oferecer para os alunos peças de vestuário além de um uniforme de treino padronizado.

 

Hoje, a GB Wear – que começou produzindo 50 camisetas e distribuindo em sacos plásticos – tem cinco escritórios em diferentes países das Américas, Europa e Oceania. Esses escritórios trabalham com afinco para produzir material de qualidade e dar o apoio necessário a escolas, professores, alunos e entidades ligadas à GB e ao Jiu-Jitsu.

Master-1-819x1024.jpg
Gracie Barra Jiu-Jitsu.jpg

VISÃO E VALORES

Em uma vida dedicada ao crescimento e desenvolvimento do Jiu-Jitsu e da Gracie Barra, o Mestre Carlos Gracie Jr. sempre orientou seus esforços e ações baseado em princípios e valores. Entre os valores mais presentes em tudo que o Mestre Carlinhos construiu se destacaram-se irmandade, expansão e integridade. Dito de forma simples por ele mesmo:

“Minha vida é dedicada ao Jiu-Jitsu. Meu objetivo sempre foi construir uma irmandade para liderar a expansão do Jiu-Jitsu, respeitando sempre a essência da nossa arte. Meus alunos são uma extensão da minha família. Eu quero que cada um dos meus alunos desenvolva o seu potencial como ser humano, ajudando na expansão do Jiu-Jitsu. Devemos fazer isso honrando as tradições e os esforços daqueles que vieram antes de nós.”


Carlos Gracie Jr.

  • Instagram Gracie Barra
  • Facebook Gracie Barra

+55 21 99969-1743

contato@gbipanema.com.br

Rua Viscode de Pirajá 487 - 208

Ipanema - Rio de Janeiro

RJ 22410-003

hub.png

Copyright © 2020 Gracie Barra Ipanema all right reserved

Gracie Barra Jiu-Jitsu.png